foto tratada Maristela Oliveira - Obra ENERGIA CIRCULAR 1  foto - Genevieve Bernardoni.jpg

BIO

Maristela Oliveira, natural de Chapecó – SC, 25/06/1962.

Filha de Severiano Rolim de Moura e Olga Eliza Berté de Moura.

 

Sua formação artística iniciou aos 16 anos com técnicas de pintura, vitrais, artesanato, porcelana, folheação em ouro e restauro de obras, com as mestres Stela Vitola e Maria Vitola.

No Museu Alfredo Andersen, a partir de 1989, estudou com os mestres artistas Ronald Simon, Ilda de Camargo Coelho, Maria Cecilia Noronha e Dalva Lobo, onde teve sua formação acadêmica em História da arte, Pintura, Desenho de figuras e objetos, Lápis de cor e Espatulado. Desenvolvendo muitos trabalhos de pintura em diferentes tipos de materiais, numa sequência de seus estudos no Museu Alfredo Andersen, dedicou-se também a trabalhos em lápis de cor e grafite.

Em 2004 e 2005, participou de estudos e reciclagem de técnicas com consagrada artista plástica Maria Ivone Bergamini, nesta fase, Maristela Oliveira desenvolveu seu trabalho com o giz pastel, uma técnica sempre apreciada pela artista e que marca sua obra e produção artística impressionista na utilização de cores e temas.

O conhecimento de diversas técnicas funde-se na expressão de sua arte e possibilita uma criação original com execução personificada para seus trabalhos. As cores e traços que trazem movimento e intensidade para as suas obras, desperta a artista para a escultura.

Através de pesquisas, experimentos e estudos com vários materiais, inicia o trabalho em esculturas, buscando expressar a natureza em 3 D, com a utilização de materiais reciclados, o mesmo acontecendo em outras obras como desenhos e pinturas, em que a predominância é de materiais naturais, buscando por uma arte que contribui para a preservação do planeta.

Ressignificar em suas esculturas, transformando em arte, materiais que até então seriam descarte doméstico e industrial, faz lembrar que podemos reaproveitar, reciclar e modificar o destino do que utilizamos e refletir como e o porquê fazemos isso.

A sustentabilidade está na escolha do material de suas esculturas, a partir do descarte de indústria, o que também traz a inspiração para a execução de seus projetos. A artista participou de inúmeras exposições individuais e coletivas sendo destaque em várias participações nas Mostras da Casa Cor em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, Decorare (SC) e Artefacto (PR).

CURSOS

Artes, Pintura & Desenho 

 

  • Cursos de vitrais, artesanato, folheação em ouro e restauração com Prof. Stela Vitola (1980 a 1985 / 1996 a 1997)

 

  • Óleo sobre canvas e pintura em porcelana com a Prof. Mathilde Vitola (1985 a 1986)

 

  • Pintura I - Museu Alfredo Andersen - Prof. Ronald Simon (1989)

 

  • Desenho I - Museu Alfredo Andersen – Prof. Ilda de Camargo Coelho (1989)

 

  • Pintura e Desenho II - Museu Alfredo Andersen – Prof. Ronald Simon (1989)

 

  • Desenho de Figura - Museu Alfredo Andersen Prof. Dalva Lobo (1991)

 

  • História da Arte Museu Alfredo Andersen – Prof. Maria Cecilia Noronha (1991)

 

  • Giz Pastel e Técnicas de Pintura - Prof. Maria Ivone Bergamini (2004/2005)

 

Moda & Decoração 

 

  • Cursos e Especializações em Moda e Decoração, Serigrafia, Desenho de Moda e Texturizações (1986/2000)

EXPOSIÇÕES

  • 2021 - Casa Cor Paraná - Curitiba A obra “Conexão de Energia”, escultura em aço inox e alumínio, foi criada especialmente para o espaço Gin Bar idealizado pelo arquiteto Arthur Calliari

  • 2021 - Casa Cor Santa Catarina - Florianópolis - SC. Obras "Queimadas" e Circular Light Blue em giz pastel sobre papel para o ambiente do arquiteto Jeferson Branco.

  • 2021 - Mostra Loja Mobiliaá Mobiliario - Balneário Camboriú - SC. Quatro obras com diferentes técnicas: pintura em acriliíca, técnica mista e giz pastel sobre papel  em parceria com a arquiteta Eduarda Zucki.

  • 2020/21 - Mostra Loja Momenttum - Curitiba - PR. Com diferentes técnicas de pintura e escultura para os 3 ambientes, nas vitrines da loja, dos arquitetos: Eliza Schuchovski, Luciana Patrão & Sergio Valliatti e Marcelo Calixto.

  • 2019 - Loja Sulvimes - Gaspar - SC. Com a obra “Lugar dos Sonhos”, no ambiente projetado pelo arquiteto Geovani Capelina. Giz pastel seco sobre papel.

  • 2019 - Hotel Felíssimo - Balneário Camboriú – SC. Individual, Exposição Natureza com 10 obras em Giz Pastel seco sobre papel.

  • 2019 - Decorare - Chapecó - SC. Obra Profusão 1 da série "Energia em Profusão", Giz pastel seco sobre papel, para o ambiente "Espaço Informal Masculino" das arquitetas Angelica Cenzi, Bruna Desordi e Natascha Bortolossi.

  • 2019 - Decorare - Chapecó - SC. Nesta exposição individual Maristela Oliveira apresenta pinturas da série Energia em Profusão, com os movimentos de seus traços expressa o invisível aos nossos olhos, mas sensível à nossa alma. Giz pastel seco sobre papel.

  • 2019 - Artefacto - Curitiba - PR. Na Mostra "Cinco Sentidos", no ambiente do Arquiteto Ivan Wodzinsky, com a obra " Sons do Infinito", escultura em alumínio e aço inox, feita especialmente para o espaço do ambiente.

  • 2019 - Casa Cor - RS. Com a obra ‘Sopro da Manhã’, feita especialmente para o espaço no ambiente projetado pelas arquitetas Carolina Gehlen e Julia Sartori. Acrílica sobre tela.

  • 2019 - Casa Cor - Balneário Camboriú - SC. Ambiente projetado pelo Arquiteto Fernando Dal Bosco com a obra "Pétalas", utilizando uma técnica de escultura em poliestireno sobre tela.

  • 2019 - Casa Cor - Balneário Camboriú - SC. Com a obra “Raízes”, no ambiente projetado pelo arquiteto Geovani Capelina. Giz pastel seco sobre papel.

  • 2019 - Casa Cor - Curitiba - PR. Com a obra ‘Movimento da Energia’, para o espaço no ambiente projetado pelos arquitetos Renan Mutão e Ary Polis. Giz pastel seco sobre papel.

  • 2019 - Galeria ShopArt - Balneário Camboriú – SC. Na Shop Art - Galeria de Arte, a exposição "Raízes", a individual teve obras na técnica de Giz Pastel Seco sobre papel e a Escultura "Pétalas" em poliestireno, primeira da série.

  • 2018 - Loja Saccaro - Balneário Camboriú – SC. Exposição individual "Diversidade”, com cinco de suas obras em Giz pastel Seco, aplicado sobre papel canson.

  • 2018 - Casa Cor - Itapema – SC. Projeto para o ambiente do arquiteto Fernando Dal Bosco, obra “Matas 1”. Giz pastel seco sobre papel.

fotos Genevieve Bernardoni

Maristela Oliveira tratadas 3.jpg